top of page

Suíça, sinônimo de beleza, simplicidade e organização.

Muitas Amigas me escrevem perguntando como é minha vida na Suíça. Devido a isso, resolvi escrever no meu blog como é viver aqui. Se você deseja viajar a passeio para a Suíça a melhor época para mim é primavera/ verão, ou inverno. Eu não curto muito o outono, pois geralmente chove e aonde eu moro tem muita neblina. Agora se você pretende morar aqui seguem as minhas dicas.

ree


Eu moro em Zug, uma cidadezinha linda, charmosa, estilo medieval, apaixonante, que fica localizada a aproximadamente 30 minutos de trem para Zurique. Eu visitei vários lugares encantadores, pois qualquer lugar na Suíça é lindo. Mas Zug.... foi amor a primeira vista!

Tudo no início é mais difícil, mas se você tiver determinação, paciência e força de vontade você consegue tudo!

Regras/ Liberdade


Aqui existem regras para “quase” tudo! No início a gente estranha, mas com o tempo, entendemos porque a Suíça é considerada um dos melhores Países para se viver. Como aqui todos respeitam as regras, ao contrário do Brasil, tudo funciona! Descobri com o tempo que as regras são essenciais para termos liberdade. A partir dos 5 anos as crianças já podem ir e voltar sozinhas para a escola. Eles criam as crianças para serem independentes. Na Suíça as pessoas não conhecem as palavras medo, assalto, carro blindado e nenhum tipo de perigo.

Pontualidade / Respeito


Aqui pontualidade é algo imprescindível! Se você marcar com um Suíço um encontro, o correto é estar no local agendado com 10 a 15 minutos de antecedência. Se você chegar atrasado 10 minutos é considerado muita falta de respeito. Se você agendar um horário com um médico, dentista, cabeleleiro, não atrase, porque você corre o risco de não ser atendido. E caso você precise cancelar uma consulta, ligue com 48 horas de antecedência, caso contrário eles terão o direito de enviar o boleto de cobrança para a sua residência. Isso vale para as crianças também, se chegarem atrasadas na escola levam uma advertência para os pais assinarem.

Escolas


Na Suíça toda a criança é obrigada a ir para a escola. Se você não quiser colocar o seu filho no sistema público, existem outras opções de escolas particulares. Minha dica, se você veio para ficar 2, a 3 anos eu sugiro que você coloque seu filho numa escola internacional. Porém, se você pretende ficar morando por um tempo indeterminado vale a pena inserir na escola pública. Não precisa ter receio, as crianças são como esponjas, absorvem tudo muito rápido. A minha filha chegou com 8 anos de idade sem falar uma palavra de alemão. E agora, morando 5 anos na Suíça e estudando no ensino público, ela é fluente em alemão, suíço-alemão, inglês, português e está aprendendo o francês. Tudo pago pelos seus impostos. A única critica que eu tenho ao sistema público e que eles decidem o futuro das crianças muito cedo. A partir dos 8 anos de idade, há uma segmentação (Real, Secundária e Kantonal).

Para os adultos, aprender alemão na Suíça é mais difícil, porque no dia a dia, eles falam o dialéto Suíço. Mas não desista! Se você quiser se integrar precisa aprender o idioma.


Comentários


bottom of page